Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

UMA VIAGEM A ESPANHA

Pouco ou nada conhecia da Espanha. Saí às 5 da amanhã de uma sexta-feira de Sesimbra e cheguei a Barcelona ( mais pròpriamente TONA ) às 8 horas da noite. Foi uma viagem bem sucedida. Não houve sequer um pequeno furo. O GPS funcionou bem, tirando alguns pequenos pormenores de desinformação.
Só me apercebi de haver fronteira entre Portugal e Espanha pela diferença que notei a uma determinada altura ou seja: apercebi-me que estava a viajar noutro mundo. Ao longo da viagem verifiquei que havia muitas semelhanças com a cultura portuguesa. De certo modo até me senti em casa, mas uma melhor casa. Só não gostei foi da senhora da padaria que me cobrou € 4,50 por cinco pães e, ainda por cima, usou as mãos sem qualquer protecção. Até nisso somos "irmanos".
Fiquei triste, por outro lado, em ver que há uma grande rivalidade entre as regiões em que cada uma fala a sua própria língua. A língua que ouvi e que tentava que me percebessem era catalã. Fiquei completamente passado. Não percebia patavina do que diziam. Até cheguei a fazer a pergunta a mim próprio: será que estou em Espanha ?
Fiquei triste, também, por ter chegado à conclusão de que os "nuestros irmanos" não são unidos.
Quem me dera que este Portugal fosse do tamanho da Espanha, mas não uma Espanha com tantas línguas. A língua une as pessoas e quantas mais se falarem mais desunidos os seres humanos estarão.
Devíamos lutar por uma só língua falada neste planeta. Eliminar-se-ia o terrorismo, as pessoas entendiam-se melhor, seriam mais dialogantes e teríamos um "MUNDO" maravilhoso.
Para terminar, este Portugal deveria voltar a ser parte de uma Península Ibérica unida e de uma só língua, que poderia ser "castelhano". Com 64 anos de idade, não me importava nada de ir para a escola aprender "castelhano" para dar o exemplo aos mais jovens.
Aqui vai um apelo aos " nuestros irmanos" galegos, castelhanos, catalães, bascos e outros que tais, para se unirem e falarem uma só língua a escolher democràticamente por todos.
VIVA A PENÍNSULA IBÉRICA E A AMÉRICA LATINA - um só povo uma só nação e uma só língua...

Sem comentários: