Olá Suzie,
Quis a ironia do destino que, ontem, pelas 20h00, ao ligar a televisão para ver o noticiário, a primeira notícia que apareceu no ecrã foi a de um assalto a um Banco que tinha começado às 15h00 e ainda o problema não estava resolvido, estando a polícia a negociar com os assaltantes que tinham dois reféns com eles e a cena acabou com um banho de sangue. A GOE, polícias especiais, abateram os criminosos, um morreu logo e o outro foi para o hospital em estado muito crítico mas, segundo as últimas notícias, está a recuperar. Este drama só terminou às 23h30.
Acompanhei este drama até à 1 da madrugada, coisa inédita em Portugal, e alguns comentadores que foram à televisão comentar este drama, um deles disse que eram dois brasileiros os assaltantes e iria ser difícil negociar com eles porque são pessoas que vêm de um país muito violento e portanto habituados à violência. O comentador parece-me que tinha razão porque a polícia acabou por atirar a matar, salvando os reféns.
Não fique impressionada com esta notícia nem tão pouco sensibilizada, pois o facto de serem brasileiros não quer dizer que todos os brasileiros que estão em Portugal sejam bandidos. Bandidos existem em todos os países e nacionalidades. É um facto, que toda a gente sabe que há muito brasileiro em Portugal dedicado à criminalidade, mas eu sempre disse que a cor ou a nacionalidade não tem nada a ver com a situação. O que eu digo, e acho que não estou enganado, é que o tipo de brasileiro e de outras nacionalidades que estão em Portugal são pessoas que vêm fugidas das autoridades dos seus países por crimes cometidos. 90% da imigração em Portugal é completamente iletrada e nada sabe fazer portanto, o resultado é este. As nossas autoridades é que devem ser muito cuidadosas e não permitir que, pessoas que à partida se sabe que não têm condições para poderem sobreviver do seu trabalho, porque nada sabem fazer, permaneçam neste País a deambular pelas ruas à procura de uma oportunidade que nunca mais aparece.
Eu estive em África 40 anos e para obter residência em Moçambique e África do Sul, tive que apresentar a minha carteira profissional de “ Contador “ e as minhas habilitações literárias para provar que tinha qualificações para poder sobreviver pelos meus próprios meios, caso contrário ter-me-iam recambiado para o meu país de origem. E é assim que todos os países devem proceder para evitar que, em lugar de deixarem entrar pessoas de bem que querem trabalhar, deixem entrar marginais profissionais cujo objectivo já toda a gente conhece.
Mudando de assunto, vou adicioná-la ao SKYPE e depois entro em contacto consigo. Terá que me dizer qual é a hora mais indicada para conversarmos. Quanto aos nossos filhos, tudo indica que as coisas não correm assim muito mal. Tomei nota dos seus telefones.
Diz você que aí vivem num país de futebol e carnaval somente, mas olhe que isto aqui em Portugal a historia é a mesma. Os políticos já sabem que dando futebol e vinho ao povo, toda a gente se esquece da situação miserável em que vive. É assim que os políticos conseguem os seus objectivos. Enquanto eles roubam, entretêm o povo com o futebol e vinho.
E não vale a pena apostar neste ou naquele partido porque, como diz o ditado: “ as moscas mudam mas a merda é sempre a mesma”. As revoluções também acabam por não atingir os seus objectivos. Os revolucionários quando alcançam o poder são logo contaminados pelo vírus da supremacia, corrupção, compadrio e “ jobs for the boys”.
Cumprimentos
Ex-combatente do Ultramar
RESPOSTA DA MINHA AMIGA BRASILEIRA - RIO DE JANEIRO
Oi John,
Que horror! Vc tem toda razão. Muita gente foge de seu país à procura de ocultar-se dos crimes que cometeu na tentativa de ficar impune. Isso ocorre tb no Brasil só que para cá vêm os grandes criminosos que se escondem debaixo do poder do dinheiro que possuem e se passam por grandes personalidades até que os paises de origem venham caçá-los e repatriá-los. No Brasil há grandes facilidades para quem pretende esconder-se pois há muita corrupção e quem pode pagar consegue seu intento. O caso que vc me contou terrível e que viu na tv reflete outro lado de estrangeiros que tentam esconder-se das autoridades do seu país de origem, só que de outro modo. Não são grandes criminosos e vivem de assaltos e roubos ás pessoas de bem.
Hoje saiu essa notícia com fotos nos jornais aqui do Brasil, uma vergonha!
Realmente esses bandidos que vc viu na TV são o que há de pior. Matam por nada. Eles assaltam, vc entrega os bens que possui e eles atiram pra matar depois por pura maldade. Aqui isso acontece todo dia.
Concordo que os países devem ser vigilantes com essa gente e proteger seu povo. Absurdo receber tamanha violência de gente que vem de fora.
Mas, nem tudo é tão ruim. Vamos conversando tb sobre coisas boas porque a vida é curta e precisamos de bons momentos enquanto estamos por aqui.
O melhor horário pra falarmos no Skype seria durante a semana em torno de 19:00 ;00 aqui no Brasil que é o horário que chego do trabalho, mas em Portugal será já 23:00 hs. Só que as vezes chego mais tarde e não sei se será conveniente pra vc. Talvez o melhor seria nos falarmos pelo Skype aos domingos `a tarde, umas 15:00 hs daqui e 19:00 hs de Portugal se for bom pra vc.
Espero vc me adicionar. Tentei achar vc para adicionar, mas não o encontrei no Skype. Aguardo para fazermos contato.
Abraços
Sem comentários:
Enviar um comentário