Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A MISÉRIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Vou ver se consigo dizer algo sobre este tema " A MISÉRIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE". Há três meses atrás fui à minha médica de família para ela me marcar uma consulta ao "Otorrino". Já lá vão três meses e, segundo informações do Posto de Saúde, parece-me que terei de esperar muito mais tempo.

Fiquei para morrer com esta informação, e de tão revoltado que me senti, deu-me vontade de pôr uma bomba num sítio qualquer para manifestar a minha revolta por este sistema de saúde caótico que temos neste Portugal de cleptomaníacos.

A classe médica, desde que me conheço, e já tenho 64 anos, sempre foi uma classe de privilegiados e omnipotentes. Ou são protegidos pelos barões que governam este miserável País, ou então pela Ordem dos Médicos que faz questão de defender e proteger os seus membros a qualquer custo. Uma espécie de Máfia cujo Padrinho é o Bastonário da Ordem.

Esta classe é que impõe as suas regras ao sistema de saúde e não o Ministério da Saúde que é apenas mais um palhaço no meio de tanta palhaçada.

Proliferam clínicas privadas por este miserável Portugal fora, a sugar as poucas quinhentas que o povo tem porque é obrigado a ir a elas, caso contrário irá para o cemitério e, só depois, é que será chamado para a consulta.

Comparo esta classe aos "Mercenários" que pegam em armas e vão lutar, não por uma causa justa, mas apenas por dinheiro. Enquanto não fizerem uma lavagem ao cérebro a esta classe, nunca os portugueses poderão ter uma assistência médica humana e condigna.

Este Portugal pertence a meia dúzia de classes nomeadamente governantes, políticos, magistrados, juízes, médicos, advogados e os " Lobbies". O resto é carne para canhão.
Às vezes fico a pensar se não seria melhor fazer uma revolução e meter na ordem toda esta cambada de cleptomaníacos. Obrigá-los a respeitar o cidadão que lhes dá de comer. São cães que não conhecem o dono. Se não houvesse doentes o que é que os médicos faziam ? Iam todos cavar batatas...

Aqui fica a opinião de dois comentadores:

"Um médico, antes de mais, deve de ser uma pessoa de cariz humanitário que saiba ouvir e que seja afável. Com este mercenarismo, penso que estamos a "empurrar" "crânios" que seriam bem mais úteis e competentes na área da investigação científica."

"Nunca é demais recordar o Juramento de Hipócrates, que é uma declaração solene tradicionalmente feita pelos médicos por ocasião de sua formatura. E diz o seguinte: “Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. (…) Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.(Hipócrates)."

Gringo-Ex-Combatente do Ultramar

Sem comentários: