Translate

quinta-feira, 20 de março de 2008

OS VETERANOS DA "GUERRA COLONIAL"

Há quarenta anos que já não via companheiros do infortúnio. Encontrei-me com dois deles, cujos contactos, depois de uma investigação tipo " Sherlock Holmes", consegui descobrir.

Combinamos um ponto de encontro e no dia e hora marcada lá estavam eles à minha espera. Se não tivesse reconhecido um, acabava por me ir embora, pensando que os " malandros" não tinham aparecido.

De facto, o outro companheiro estava completamente diferente. A sua fisionomia mudou substancialmente. Mas depois de uns minutos de conversa fui reconhecendo alguns traços que ele tinha outrora.Este companheiro esteve pouco tempo no teatro da guerra, pois foi ferido duas vezes e à terceira já não voltou ao teatro da guerra colonial.Por um lado sofreu um pouco o trauma dos seus ferimentos mas, por outro, depressa se livrou do inferno da guerra. Eu e o meu outro companheiro, depois de muitas emboscadas sofridas e rebentamentos de minas anti-pessoais e anti-blindados, conseguimos escapar ilesos até ao fim da luta. Foi quase um ano na zona considerada 100% operacional. Tiroteio todos os dias.

Depois de termos sido transferidos para uma zona mais calma, não deixamos de ir , algumas vezes, a zonas extremamente quentes. A nossa experiência era-nos prejudicial. Os chefes da guerra, sentados em gabinetes confortáveis, com a sua garrafita de uisque e um balde gelo ao lado, gostavam muito de chamar os experientes para operações mais delicadas. E assim passamos a nossa comissão militar no ultramar.

Regressados à chamada Metrópole,cada um foi para a sua casa e nunca mais os voltei a ver. Tinha conhecimento que organizavam convívios anualmente, mas nunca fui a nenhum. E a razão é simples. É que os meus companheiros, excepto alguns com quem eu simpatizei,não me deixaram saudades, e vê-los ao longe é que era bom...

Foi um encontro muito rápido e despedimo-nos com a promessa de que nos encontraríamos brevemente...Tive uma certa dificuldade para os ouvir. A minha audição, fruto de uma guerra que mutilou e traumatizou toda uma geração, está muita fraca e nem, sequer, podia pôr um meu aparelho para ouvir um pouco melhor, devido a uma infecção no ouvido. E o que mais me irá acontecer???

Gringo-ex-combatente do ultramar

Sem comentários: