Translate

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A MÁFIA DA "ADVOCACIA"

 
Posted by Picasa

Pelo seu interesse, abaixo transcrevo um artigo do Advogado José Maria Martins


COPIADO DO BLOG " DO PORTUGAL PROFUNDO"



Segunda-feira, Dezembro 10, 2007
Ordem dos Advogados - A reacção dos grandes escritórios que vivem das avenças do Estado

A eleição do Dr. Marinho Pinto pôs em pânico um certo tipo de advocacia: Os escritórios que vivem dos milhões de euros que o Estado, as Empresas Públicas, as Empresas dependentes do Estado, lhes pagam.
O Dr. Marinho Pinto veio colocar o acento numa realidade que tem de ser alterada: A promiscuidade entre os Partidos do "Arco do Poder" - PSD/PS e CDS - e os negócios dos contratos, das avenças com sociedades de advogados, em que o Estado e outras entidades públicas, ou dominadas pelo Estado e pelos Partido referidos.
As grandes sociedades de advogados , onde predominam advogados ligados aos partidos -sobretudo PS e PSD - têm avenças de milhões de euros com o Estado e aquelas outras sociedades e empresas públicas.

Estes contratos de avença nunca são contratos sujeitos a concurso público, como exige a mais lídima transparência e defesa dos interesses públicos.
José Miguel Júdice avançou no ataque ao Dr. Marinho Pinto. Chamou-lhe tudo o que a mais elementar elegância deveria impedir.É a reacção dessas sociedades. O ataque para desestabilizar e amedrontar.
O problema é que alguns desses escritórios apresentam honorários escandalosos, por exemplo:
1 - Consultarem um código para os advogados desses escritórios verificarem se o cliente pode ter advogado!!.......
2 - 3,600 € (três mil e seiscentos euros) por : um telefonema para o Tribunal de Comércio ; mais um telefonema para o Tribunal da Relação; mais um telefonema para um tribunal de comarca e mais uma análise de uma peça processual para esses advogados decidirem da oportunidade e mérito de uma resposta!!............
Ou seja, 3 telefonemas e a análise de um documento para ver se era de responder ou não , custam a um cliente 720 contos !!......
A proliferação de advogados e candidatos a advogados algum dia tem de ser racionalizada.
As universidades privadas ministram cursos de direito com milhares de alunos.
Os professores e as universidades fazem disso um negócio.
Mas o País é pequeno, e há milhares e milhares de jovens e seus pais que foram ludibriados, quando decidiram cursar direito. Não há mercado para todos.
O Dr. Marinho Pinto tem colocado o acento tónico nesta questão, difícil e anormal.
Para mim, mais mil ou 10 mil advogados é gual. Tenho a minha carteira de clientes e vou vivendo. Mas e os mais jovens? Como vão viver?
José Miguel Judice fez musculo, falando em descamisados. Bom , que faria ele sem as avenças do Estado? Se tivesse de viver do vencimento das causas em concorrência com os outros? Ou julga-se melhor advogado que o "descamisado" Dr. Marinho Pinto?

Por fim: É lamentável que a Ordem dos Advogados recorra ao processo disciplinar contra o Dr. José Miguel Júdice. As afirmações que ele fez , se não forem verdadeiras, só a ele desmerecem, mas a Ordem não pode servir de plataforma para a perseguição disciplinar, tantas vezes em causa própria e para benefício de meia dúzia que agem a mando dos partidos, em prol de interesses grupais.
E mais que isso, sem terem sequer conhecimento do que fazem, sem terem experiência do que falam e "julgam", metidos como estão em escritórios e sociedades que nada mais conhecem que papéis e telefonemas para amigos dos partidos.

Posto por José Maria Martins

Sem comentários: